Ano Novo!!!

 

É hora de acabar com a procrastinação e se tornar mais organizado!

 

Um das barreiras para quem pretende ser mais organizado é o costume de protelar. Adiar compromissos e tarefas nem sempre é algo ruim, mas na maioria das vezes causa perda de produtividade e um sentimento de culpa por não cumprir  obrigações.

 

Para combater esse problema, tente colocar em prática as dicas abaixo:

 

#1. Não se culpe

A procrastinação é uma conduta que faz parte do ser humano, portanto não adianta se sentir desapontado nem se culpar por ter adiado algo. É preciso entender que procrastinar é um fato da vida, mas você pode controlá-la para que não afete sua produtividade.

 

#2. Torne fácil

Muitas vezes a causa da protelação é a dificuldade de execução apresentada pelas tarefas. Por isso tente encontrar uma maneira mais fácil de desempenhar suas obrigações ou tente executá-las em partes, o que facilita bastante sua realização.

 

#3. Faça logo

Quanto antes você começar a fazer algo, mais cedo você finalizará a tarefa. Portanto prefira fazer suas obrigações com maior brevidade possível, assim você terá mais tempo livre depois.

 

#4. Estabeleça um prazo para começar

Quando você deixa algo para depois, o mais provável é que você nunca o realizará. Por isso é melhor determinar um prazo para começar a fazer. Começar “depois” não é muito claro para sua mente, prefira começar na “segunda-feira” ou daqui a “10 minutos”.

 

#5. Pense na recompensa

Uma forma de criar motivação para fazer algo é pensar na recompensa que o resultado pode te oferecer. Antes de organizar a casa, por exemplo, pense no bem estar que isso te trará. Muitas vezes a procrastinação está associada à falta de motivação. O importante é criar uma situação positiva ao finalizar cada tarefa, assim você ficará mais animado para fazer as outras obrigações.

 

#6. Crie bons hábitos

A construção de hábitos pode ser a chave para uma vida bem sucedida. Os costumes formam ações rotineiras e automáticas. E essas ações podem ser benéficas ou não para nós. Por isso é interessante criar hábitos positivos e tentar modificar os hábitos negativos da nossa vida.

 

Mas, como criar um hábito?

Os hábitos desenvolvem comportamentos corriqueiros e espontâneos. Veja abaixo os 5 passos para criar um hábito.

 

 

 

Passo 1: Definição

É imprescindível definir quais hábitos você quer acrescentar em sua vida. Se você conseguir visualizar o hábito perfeitamente na sua cabeça, o desenvolvimento dele será bem mais fácil. Se você deseja correr 5 km todos os dias, por exemplo, imagine-se fazendo isso diariamente.

 

Passo 2: Motivação

Essa é a etapa mais importante na criação de um hábito, porque se você não tiver motivos inspiradores provavelmente desistirá a qualquer momento. Portanto se seu objetivo é fazer atividade física, pense nos bons motivos para fazer isso, como mais disposição, liberação de endorfina, entre outros.

 

Passo 3: Lembrança

Determine algo para te fazer lembrar o seu novo hábito. Esse é um método muito importante, pois como sua ação ainda não está no modo automático, é necessária alguma coisa para te ajudar a lembrar de agir. Se você deseja criar o hábito de correr 5 km todos os dias, use algo para te lembrar de fazer isso, como por exemplo, deixar o tênis ao pé da cama.

 

Passo 4: Rotina

Todo hábito necessita de rotina para ser formado. Segundo cientistas, o tempo necessário para a criação de um novo hábito é de três semanas, em média. Por isso tente executar ações rotineiras por pelo menos 21 dias utilizando os lembretes. Após esse período, possivelmente você será capaz de executar a ação treinada de forma automática.

 

Passo 5: Recompensa

É quando o resultado de um hábito te faz querer executá-lo novamente. Essa recompensa não depende muito de você, mas da sensação que o hábito proporciona. Por isso em alguns casos você pode criar essa recompensa. Por exemplo, após praticar atividade física tome um banho agradável e descanse, de forma que você queira se exercitar novamente no dia seguinte.

No livro “O poder do hábito” (editora objetiva), o autor Charles Duhigg afirma que a chave para se exercitar regularmente, perder peso, educar os filhos, tornar-se mais produtivo, criar empresas revolucionárias e alcançar o sucesso é entender como os hábitos funcionam. Ele procura mostrar que, ao dominar esta ciência, todos podem transformar suas vidas. Vale à pena a leitura!

 

Então, como ser mais organizado?

Viver de forma organizada é algo complicado para muitas pessoas, principalmente porque manter a organização requer um pouco de dedicação e disciplina.

 

No entanto, aprender a ser mais organizado pode ser uma tarefa bem fácil se você estiver disposto a mudar e criar novos hábitos.

 

São três orientações simples que irão te ajudar a ser mais organizado a partir de hoje:

 

1. Desprenda-se do desnecessário

Quem deseja ser mais organizado precisa se livrar do que não tem mais serventia. Para fazer isso, separe o que realmente é útil daquilo que você não pretende mais usar, organize o que você utiliza e descarte ou doe o que você não usa mais. Livrar-se de coisas sem utilidade faz bem não só para o aspecto visual do ambiente como também pode influenciar o seu humor.

 

2. Mantenha a ordem

O mau hábito de colocar as coisas fora do lugar ou simplesmente não colocar no lugar é uma das principais fontes da desorganização. Por isso é importante criar o costume de arrumar as coisas imediatamente. Práticas simples como guardar algo de volta assim que terminar de usar ou limpar imediatamente após sujar alguma coisa podem fazer de você uma pessoa mais organizada ao longo do tempo.

 

3. Padronize

Depois de livrar-se do desnecessário e deixar tudo em ordem, é preciso padronizar. É primordial prestar atenção para não voltar a acumular coisas desnecessárias e continuar mantendo tudo em seu lugar. Vez ou outra os antigos hábitos podem voltar a aparecer e para isso é necessário ter disciplina e foco para continuar sendo uma pessoa organizada.

 

 

Então, gostou deste artigo? Espero te ajudar de alguma forma a gerar mudanças em seu ano novo!

Cadastre-se na newsletter e receba grátis o ebook “7 passos para fazer seu ano novo acontecer”.

Entra em contato e me conta o que achou. Vou ficar muito feliz em receber seu email.

Até Breve!

Beijokas

Lili

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *